top of page
cassa17 (6)_edited.jpg
AMIZADE SOCIAL

Na Casa Mundii, a espiritualidade é um componente fundamental. Inspirados pela doutrina social da Igreja Católica, construímos e vivemos como uma única família humana. Assumimos a responsabilidade coletiva proposta pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti, buscando a fraternidade e a amizade social diante dos desafios que ameaçam a paz. Assim como no livro de Rute, encontramos a simplicidade e a beleza da amizade na Casa Mundii,

"Teu povo é meu povo, teu Deus é meu Deus." (Rt 1,16-17).

Padrão azul e laranja_edited.png
Padrão azul e laranja_edited.png
o jeito de ser de jesus
«A maior riqueza do homem é sua incompletude», escreveu o grande poeta brasileiro, nascido em Cuiabá, Manoel de Barros. E somos chamados a descobrir isso, de muitas maneiras e em estações diferentes, ao lado dos nossos irmãos. O vazio, a incompletude e até mesmo a crise são condições e oportunidades de caminho e não apenas carência e obstáculo. Para dizer isso, é necessário enxergar não só com os olhos da carne: é preciso observar o momento que vivemos com a sabedoria do coração, com aquela luz desinstaladora e profética que o Evangelho derrama na nossa existência.
O que é que Deus nos está dizendo? 

Fonte: Cardeal Tolentino - 23/02/2021
casa DO coração
Mais do que uma série de ações benéficas, a amizade social é o vínculo que une todas as nossas iniciativas e nos impulsiona a buscar o melhor para a vida de cada pessoa, considerando-as preciosas, dignas, aprazíveis e boas, independentemente de qualquer aspecto externo.
O amor ao próximo, por ser quem é, nos leva a procurar a fraternidade aberta a todos, sem exclusões. Como disse o Papa Francisco, "para se caminhar rumo à amizade social e à fraternidade universal, há que fazer um reconhecimento basilar e essencial: dar-se conta de quanto vale um ser humano, de quanto vale uma pessoa, sempre e em qualquer circunstância."

Fonte: Carta Encíclica Fratelli Tutti Sobre a Fraternidade e Amizade Social.
Papa Francisco
doutrina social da igreja
A Casa Mundii encontra sua inspiração em uma espiritualidade da amizade, fundamentada na amizade social e na fraternidade universal. Ao se inspirar na doutrina social da Igreja Católica, a organização não busca expressar um fundamentalismo religioso ou fechamento, mas sim encontrar uma fonte de comunhão para sua missão.  “Santa Josefina Bakhita encontramos uma luminosa advogada da emancipação autêntica. A história da sua vida não inspira a aceitação passiva, mas a firme determinação para realizar uma obra eficaz, a fim de libertar jovens e mulheres da opressão e da violência e restituir-lhes a liberdade no exercício total dos seus direitos” (Missa de canonização de Santa Bakhita, 1 de outubro de 2000).

Fonte: Gaudiumpress
bottom of page